dicas do chef

Publicado em 31/10/2012

Postado por: Chef Sandra Pauczinski

Temperos para peixes

Temperos para peixes

A dica da Chef Sandra Pauczinski é sobre os temperos que você pode utilizar nos pratos a base de peixe.

Ervas, especiarias e condimentos são ingredientes que servem para enriquecer as receitas, acrescentando a elas sabor e aroma. Servem também como elementos de decoração e acabamento.

Ervas aromáticas podem ser encontradas frescas ou secas. Se utilizar as secas, lembre-se que os sabores e aromas são mais concentrados, portanto, reduza um pouco a quantidade.

Evite comprar ervas secas e especiarias em embalagens muito grandes. Compre o necessário para algumas receitas, pois com o passar do tempo, o sabor e o aroma tendem a diminuir.

Abaixo, alguns temperos utilizados para peixes:

Alho

O alho é um dos ingredientes mais importantes da culinária. Utilizado em quase todas as culturas gastronômicas, acrescenta sabor e aroma marcantes a muitos pratos tradicionais. Salvo se indicado em grandes quantidades na receita, deve ser utilizado com cuidado, pois pode sobrepor-se ao sabor dos ingredientes principais da receita, dominando o sabor final da preparação. Quando refogar o alho, evite dourar em excesso, pois isso fará com que a receita fique com um sabor levemente amargo.

Cebola

Ingrediente indispensável na culinária. É a base da maioria dos refogados e entra na preparação de milhares de receitas. Pode ser utilizada crua, refogada, assada, frita ou cozida. Combina com praticamente tudo.

Dill

Uma saborosa e aromática erva, de sabor levemente anisado e parecido com o das folhinhas de erva-doce. Bastante empregado em receitas com peixes, nos molhos com iogurte e em algumas receitas com legumes.

Estragão

Erva de folhas longas e finas, bastante aromática, utilizada largamente na culinária francesa e em molhos de peixes. Alguns bons vinagres são aromatizados ao estragão.

Sal

Tempero usado, mundialmente, em quase todos os pratos. De sua exata dosagem depende o sucesso ou o fracasso de um prato. Entra também na composição de muitos doces, pois realça o sabor. É encontrado em várias formas: refinado, marinho, grosso e em pedras. O sal marinho é o mais indicado para a culinária, pois proporciona à receita um sabor bastante agradável e pouco ácido.

Salsa

Um dos temperos mais usados na cozinha. De sabor agradável e aroma suave, a salsa completa as mais variadas receitas. Pode ser encontrada nas espécies lisa ou crespa, sendo esta a mais indicada para a decoração de pratos.

 

* Sandra Pauczinski é Chef dos restaurantes Panela de Barro e Parrilla La Campana, em Santa Cruz do Sul-RS 

* Os comentários precisam ser aprovados para publicação no site.


Guia Sabor dos Vales

© Copyright Sabor do Vales | http://www.sabordosvales.com.br | Todos os direitos reservados
A cópia ou reprodução parcial ou total dos conteúdos desse site é permitida desde que citada a fonte!

X

fale conosco

Se você tem sugestões, reclamações ou dúvidas envie-nos uma mensagem preenchendo o formulário abaixo.

X

quem somos

O Sabor dos Vales, além de ser um guia gastronômico da região, é um portal que reúne informações sobre esse universo que encanta tanto profissionais quanto amantes da arte da boa cozinha, com foco na região do Vale do Rio Pardo (RS-Brasil). São notícias, receitas, curiosidades e dicas de profissionais e apreciadores da arte da gastronomia.

quem faz

Melissa Braga, jornalista e fotógrafa.

X

seja um parceiro

Que tal fazer parte do portal Sabor dos Vales e compartilhar informações, dar sugestões e ainda divulgar ações, eventos e novidades de sua empresa? Entre em contato com a gente e seja um parceiro!